terça-feira, 19 de julho de 2011

1000 Escudos - Santa Casa da Misericórdia 1998

1000 Escudos Comemorativos à Santa Casa da Misericórdia 1998

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa actua em diversas áreas sendo uma delas a Educação e Cultura.

Educação e Cultura

Desde a fundação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a cultura tem assumido grande relevância na acção da Instituição.

Os Estatutos da SCML estabelecem que a mesma prossegue, nomeadamente, fins de educação e cultura e de promoção da qualidade de vida, sobretudo em proveito dos mais desprotegidos. Além disso, determinam o desenvolvimento de formas de acção cultural adequadas, com vista ao pleno aproveitamento, divulgação e fruição pública do seu património histórico, artístico e documental.
A Secretaria-Geral da SCML é responsável pela acção e divulgação cultural da Instituição.

De notar que ao longo de 510 anos de existência, a Misericórdia de Lisboa reuniu um vasto e riquíssimo património histórico e artístico, do qual se destacam a Igreja de S. Roque, o Museu de S. Roque, o Arquivo Histórico e parte dos edifícios da Instituição. Este enriquecimento patrimonial resultou, em larga medida, de actos de solidariedade de beneméritos, concretizados em doações, heranças e legados.

A Igreja de S. Roque - classificada como Monumento Nacional, em 1910, e objecto de intenção de candidatura a Património Mundial da UNESCO - está associada à antiga Casa Professa da Companhia de Jesus, a qual engloba o Museu e espaços onde funcionam Serviços da SCML.

Capela de S. João Baptista painel lateral - Anunciação Mosaico de Mattia Moretti, século XVIII
Museu de São Roque - Visita Guiada Projecto: Vamos Conhecer a Capela de São Baptista Mais de 500 anos de História estão representados na Igreja e no Museu de S. Roque, através de obras de arte provenientes da antiga Ermida Manuelina de S. Roque, do espólio da Companhia de Jesus - que inclui a Capela de S. João Baptista e a sua colecção - e de importantes testemunhos da história da Misericórdia de Lisboa.
O Museu de S. Roque e as suas reservas integram valiosas colecções de Pintura, Escultura, Ourivesaria, Paramentaria e Iluminura, datadas do século XIV ao século XX.
Pela riqueza e importância do seu acervo, a Igreja e o Museu de S. Roque, constituem, assim, um pólo de conhecimento e divulgação cultural, reunindo condições para dar um contributo fundamental na formação e educação da população portuguesa.

No Arquivo Histórico estão preservadas importantes espécies documentais que testemunham a história e actividade da Misericórdia de Lisboa e constituem fontes de grande valor para o seu estudo. Na sua Biblioteca, encontram-se obras impressas nos séculos XV a XIX.

A SCML é, também, proprietária de um valioso conjunto de imóveis da arquitectura religiosa e civil portuguesa, património cultural que, vem sendo objecto de estudo sistemático, através do Museu de S. Roque.

Cabe igualmente salientar o vasto e interessante espólio bibliográfico existente no Centro de Documentação e Informação da Instituição.

Exposição Temporária no Espaço Misericórdia


------------------------------------------------Características------------------------------------------------
Metal: Prata
Composição: Ag 500
Peso: 28,2 gr
Diâmetro: 40 mm
Bordo: Serrilhado
Autor/Escultor: J. J. Brito
KM: 708
Entrada em circulação:
Dec-Lei: 153/98 de 06.06.1998
Emissão: 500.000

1 comentários:

karthik disse...

hello
change your blogger designing in premium themes for your blog free download thank you please visit my website

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons