sábado, 9 de abril de 2011

2€ - 100.º aniversário do Dia Internacional da Mulher - Bélgica

2€ Comemorativos ao 100.º aniversário do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres

-----------------------------------------------Características-------------------------------------------------

O núcleo da moeda comemorativa do 100.º aniversário do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, exibe as efígies de Isala Van Diest, a primeira médica belga, e de Marie Popelin, a primeira advogada belga, sobre um semicírculo formado pelos seus nomes e os símbolos das suas profissões, ladeando o ano de emissão (2011). No topo do núcleo, por cima das efígies, figuram as letras “BE” (remetendo para a nacionalidade das duas mulheres), flanqueadas pelas insígnias da casa da moeda e do responsável pela oficina de gravação, respectivamente à direita e à esquerda. Na coroa circular externa, encontram-se gravadas as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 5 milhões de moedas
Data de emissão: 2011

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons