sábado, 12 de fevereiro de 2011

2€ - Erasmus Rotterdam - Holanda

2€ Comemorativos a Erasmus Rotterdam da Holanda

Teólogo holandês nascido em Rotterdam, atualmente nos Países Baixos, famoso por defender idéias muito liberais para a igreja de seu tempo e por não aceitar a Reforma de Lutero, de quem divergia sobre a questão do livre-arbítrio, e conhecido em todo mundo por Erasmo de Rotterdam. Filho natural de um padre, estudou latim, leu os escritores da antiguidade romana e adquiriu vasta erudição de humanista e filólogo. Ingressou no convento dos agostinianos em Stein e ordenou-se, mas desistiu da vida monástica e partiu para a França como secretário do arcebispo de Cambrai. Em Paris foi dispensado dos votos (1517) e depois viveu em vários países europeus.

Estudou grego em Oxford e tornou-se amigo dos humanistas John Colet e Thomas More. Fez várias viagens pela Europa (1500-1506) e depois instalou-se na Itália (1506-1509), onde se convenceu de que papa Júlio II era um sucessor de César e não de Cristo, e percebeu a necessidade de uma reforma na igreja. Morou em Louvain (1517-1521), Bélgica, e depois fixou-se em Basiléia (1522), Suíça, onde trabalhou na tipografia de Johann Froben, também humanista. Temendo excessos do triunfo reformista na Suíça, foi para Freiburg, Alemanha, e só regressou a Basiléia no fim da vida e lá morreu. Em sua obra destacaram-se Adagia (1500), notável coletânea de mais de 800 provérbios, Enchiridion militis christiani (1502), Encomium moriae (1509), De libero arbitrio (1524), que provocou a ruptura com Lutero.

------------------------------------------Características----------------------------------------

Descrição: O núcleo da moeda apresenta, em primeiro plano à direita, uma imagem de Erasmo a escrever o seu livro e, em segundo plano à esquerda, a efígie da Rainha Beatriz. Entre as duas imagens, encontra-se a expressão “Beatrix Koningin der Nederlanden” (Beatriz, Rainha dos Países Baixos), inscrita na vertical. O ano de emissão (2011) e as insígnias da casa da moeda e do responsável pela oficina de gravação figuram na horizontal próximo do centro da moeda.

A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.

Volume de emissão: 4 milhões de moedas
Data de emissão: Janeiro de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons