sexta-feira, 5 de novembro de 2010

1/4€ Vasco da Gama "OURO"

1/4€ Comemorativos a Vasco da Gama "Ouro"

Vasco da Gama (Sines, 1469 - Cochim, Índia, 24 de Dezembro de 1524) foi o navegador e explorador a quem D. Manuel confiou o comando da frota que em 8 de Julho de 1497 largou do Tejo em Demanda da Índia.
Depois de aportar a armada a Moçambique, avistou Calecute em 17 de Abril de 1498. Estava estabelecida a rota no Oceano Índico e descoberto o caminho marítimo para a Índia.
D. Manuel recompensou este glorioso feito nomeando Vasco da Gama almirante-mor das Índias. Retornou mais duas vezes à Índia, de que foi governador e 2º vice-rei e onde veio a falecer.
Esta é a quarta moeda de uma série que reunirá em nove moedas comemorativas de colecção, em ouro, nove figuras da história que tiveram um papel fundamental na projecção de Portugal no Mundo.
Célebre navegador português, nascido em Sines (1469-1524), a quem D. Manuel I confiou o comando da frota que em 8 de Julho de 1497 largou do Tejo em demanda da Índia, e que se compunha de quatro pequenos navios: S. Gabriel, S. Rafael, Bérrio e S. Miguel (este último não passou da baía de S. Brás, onde foi queimado).
Em 2 de Março de 1498, aportou a armada a Moçambique, depois de haver sofrido medonhos temporais e de ter Vasco da Gama sufocado com mão de Ferro uma revolta da marinhagem.
O piloto que o sultão de Moçambique lhe deu para o conduzir à Índia, foi secretamente incumbido de entregar os navios portugueses aos Mouros em Mombaça. Um acaso fez fez descobrir a cilada e Vasco da Gama pôde continuar até Melinde, cujo rei lhe deu um piloto árabe, conhecedor do Índico.
Em 17 de Abril de 1498, avistava Calecut. Estava descoberto o caminho marítimo para a Índia.
D. Manuel recompensou este glorioso feito, nomeando Vasco da Gama almirante-mor das Índias e fazendo-lhe doação de trezentos mil réis de renda.
Voltou mais duas vezes à Índia, de que foi governador e segundo vice-rei.

----------------------------------------Características------------------------------------------
Autor: João Duarte
Acabamento: Ouro Flor de Cunho
Série: Portugal Universal

Valor facial: 1/4 Euro
Metal: Ouro Flor de Cunho 999%
Diâmetro: 14 mm
Peso: 1,56 g
Emissão: 30 000 moedas
Embalagem: Carteira ilustrada numerada

O Decreto-Lei que autoriza a emissão da moeda é o seguinte: nº 55/2006

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons