sábado, 6 de novembro de 2010

1/4€ Luís de Camões "OURO"

1/4€ Comemorativos a Luís de Camões

Esta é a quinta moeda de uma série que reunirá em nove moedas comemorativas de colecção, em ouro, nove figuras da história, que tiveram um papel fundamental na projecção de Portugal no Mundo.
Luís Vaz de Camões (c. 1524 - 10 de Junho de 1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu génio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare. A epopeia Os Lusíadas, a sua obra mais significativa, foi editada pela primeira vez em 1572.
Considerado o poeta da nacionalidade, através da epopeia moderna Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões teve uma existência atribulada, atendendo ao pouco que dela se conhece. Estudou em Coimbra, esteve em Ceuta e lutou na Índia, tendo entretanto perdido um olho, e, após o seu regresso a Lisboa, frequenta o Paço, mas vive com dificuldades, de uma pensão régia exígua, não vendo reconhecido o seu mérito.
Nascido em 1525, morre em 1580, após o que a sua reputação como grande poeta se firma e não cessa de aumentar, sobretudo depois da perda da independência, cujo sentimento a sua epopeia intensifica.
Cultivou também o teatro, mas afirma-se sobretudo na poesia lírica (Rimas), com grande variedade de géneros: sonetos, canções, éclogas, redondilhas, etc..
É o grande poeta do maneirismo português, pela filiação na tradição clássica à maneira renascentista, mas sensível ao conhecimento pela experiência que a época e as viagens lhe permitem.
A sua obra é enriquecida por uma vivência sensível do sentimento e do saber, modulada na imitação dos antigos mas permeável às marcas contemporâneas de uma existência em mutação. Por isso ela se caracteriza por uma enorme complexidade, na qual sobressai a vivência aguda de tensões que comunicam ao seu lirismo uma agudeza simultaneamente experiencial e literária.

----------------------------------------Características------------------------------------------
Autor: José Manuel Espiga Pinto
Acabamento: Ouro Flor de Cunho
Série: Portugal Universal

Valor facial: 1/4 Euro
Metal: Ouro Flor de Cunho 999%
Diâmetro: 14 mm
Peso: 1,56 g
Emissão: 15 000 moedas
Embalagem: Carteira ilustrada numerada

O Decreto-Lei que autoriza a emissão da moeda é o seguinte: nº 55/2006

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons