domingo, 8 de agosto de 2010

8€ - Fim da Segunda Guerra Mundial - Portugal

8€ Comemorativos ao Fim da Segunda Guerra Mundial

Com a pretensão de associar Portugal à série «Europa», um projecto envolvendo vários países europeus, visando a emissão de moedas de colecção com uma temática em comum, foi emitida em 2005, uma moeda de colecção subordinada ao tema da celebração do 60º Aniversário do fim da II Guerra Mundial.

O fim da II Guerra Mundial foi um momento de viragem na vida das nações europeias. Sobre as ruínas da guerra mais destrutiva de toda a história, os povos da Europa ergueram-se para criar um novo edifício político, cujo objectivo fundamental é assegurar as condições de uma paz duradoira. Esse edifício é, hoje, a União Europeia.
No ano em que se celebra o 60º aniversário do fim da guerra, vários países da Europa, entre os quais Portugal, decidiram cunhar moedas de colecção comemorativas.

A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade económica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.

Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polónia pela Alemanha Nazista em 1 de Setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França, Império Britânico e o Commonwealth. Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colónias ultra-marítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos EUA, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Enquanto a Organização das Nações Unidas era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos. Nesse interím, a aceitação do princípio de autodeterminação acelerou movimentos de descolonização na Ásia e na África, enquanto a Europa ocidental dava início a um movimento de recuperação econômica e integração política.

----------------------------------------Características---------------------------------------

Autor: João Duarte
Valor Facial: 8 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Prata 500/1000
Diâmetro: 36 mm
Limite de emissão: 300 000 moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000
Diâmetro: 36mm
Peso: 31,1g
Limite de Emissão: 35 000 moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia numerado

Decreto Lei
-------------------
Bibliografia
Banco de Portvgal
Numismatas.com
Wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons