terça-feira, 10 de agosto de 2010

8€ - D. Henrique, Navegador - Portugal

8€ Comemorativos a D. Henrique, Navegador - Portugal

Dando continuidade à série «Europa», um projecto envolvendo vários países europeus, a que Portugal se associou, visando a emissão de moedas de colecção com uma temática em comum, subordinada em 2006 ao tema «Personalidades Europeias», é emitida uma moeda homenageando a figura de «D. Henrique, o Navegador», pelo seu papel no arranque da era dos Descobrimentos.

O Infante D. Henrique (1394-1460), filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, foi o principal impulsionador dos Descobrimentos, o feito mais marcante da história dos portugueses no mundo.
Com o infante D. Henrique, Portugal inicia a expansão ultramarina, na conquista de Ceuta. O Infante tem 21 anos e o seu mérito militar valer-lhe-á, então, ser armado cavaleiro. Sob o impulso de D. Henrique, Portugal dobrará (1434) o Cabo Bojador (África Ocidental)... Vencia-se, assim, o imaginário obstáculo intransponível ao «Plano das Índias»

O Infante D. Henrique nasceu no Porto, numa quarta-feira de cinzas, dia que se considerava pouco propício ao nascimento de uma criança. Era o quinto filho do rei D. João I, fundador da Dinastia de Avis, e de Dona Filipa de Lencastre.

O infante foi baptizado alguns dias depois do seu nascimento, tendo sido o seu padrinho o bispo de Viseu. Os seus pais deram-lhe o nome Henrique possivelmente em honra do seu tio-avô, o duque Henrique de Lencastre (futuro Henrique IV de Inglaterra).

Pouco se sabe sobre a vida do infante até aos seus catorze anos. O infante e os seus irmãos (a chamada Ínclita geração) tiveram como aio um cavaleiro da Ordem de Avis.

-------------------------------------Características-----------------------------------
Autor: João Cutileiro
Valor facial: 8 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Prata 500/1000
Diâmetro:36mm
Limite de emissão: 100 000 moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000
Diâmetro: 36mm
Peso: 31,1g
Emissão: 21 000 moedas (6 000 apresentadas em estojo)
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia numerado

Decreto Lei
-------------------------
Bibliografia
Numismatas.com
Banco de Portugal
Wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons