segunda-feira, 9 de agosto de 2010

5€ - Paisagem Cultural de Sintra - Portugal

5€ Comemorativos à Paisagem Cultural de Sinta, 2006

No prosseguimento da série dedicada ao património mundial classificado pela UNESCO em Portugal, é cunhada mais uma moeda inspirada na «Paisagem Cultural de Sintra».

No século XIX, Sintra tornou-se o primeiro centro da arquitectura romântica da Europa. O rei Fernando II transformou um mosteiro em ruínas num castelo, onde a nova sensibilidade é visível no uso de elementos ao estilo gótico, egípcio, mourisco e renascença, e na criação de um parque com espécies de árvores locais e exóticas. Outros locais próximos de Sintra oferecem combinações únicas de parques e jardins que muito influenciaram a arquitectura paisagista europeia.

Sintra foi a primeira paisagem cultural a entrar na lista da UNESCO, sendo descrita como o "primeiro centro da arquitectura romântica europeia". Vive uma harmonia entre a natureza e a acção humana, apresentando magníficos exemplares da arquitectura erudita. Os palácios da Vila e da Pena, o Convento dos Capuchos e as quintas da Regaleira e da Ribafria são algumas das suas riquezas patrimoniais.

-----------------------------------Características----------------------------------
Autor: Eloísa Byrne
Valor Facial: 5 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Prata 500/1000;
Diâmetro: 30mm
Limite de emissão: 82 000 Moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000;
Diâmetro: 30mm
Peso: 14 g
Limite de Emissão: 6 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia numerado

Decreto Lei

---------------------
Bibliografia
Banco de Portugal
Numismatas.com
Wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons