sexta-feira, 6 de agosto de 2010

5€ - Mosteiro da Batalha - Portugal

5€ Comemorativos ao Mosteiro da Batalha

No prosseguimento da série dedicada ao património mundial classificado pela UNESCO em Portugal, foi cunhada mais uma moeda inspirada no «Mosteiro da Batalha».

Em 1385, em Aljubarrota, D. João I, mestre de Avis, vencia as tropas castelhanas, ultrapassando a crise dinástica que ameaçava a sobrevivência de Portugal.
Três anos depois, mandava erguer, em "honra e louvor" de Nossa Senhora, a cuja intercessão em favor de Portugal o rei atribuía a vitória, "uma casa de oração".
A "casa de oração" viria a ser o Mosteiro da Batalha, obra monumental que introduz o "gótico português" no mapa da grande arquitectura mundial.
Em reconhecimento do seu valor histórico e da sua extraordinária beleza, a UNESCO elevou o Mosteiro da Batalha a Património Mundial, em 1983.

O Mosteiro da Batalha situa-se na Batalha, Portugal, e foi mandado edificar por D. João I como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota.
Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, desde o início em 1386 até cerca de 1517, ao longo do reinado de sete réis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos. Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em Portugal, o IPPAR ainda classifica-o como Monumento Nacional, desde 1910.
--------------------------------------Características--------------------------------------
Autor: António Marinho
Valor Facial: 5 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Prata 500/1000;
Diâmetro: 30mm
Peso: 14 g
Limite de emissão: 300 000 Moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000;
Diâmetro: 30mm
Peso: 14 g
Limite de Emissão: 15 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia numerado

Decreto Lei

----------------------
Bibliografia
Numismatas.com
Banco de Portvgal

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons