terça-feira, 3 de agosto de 2010

5€ - Centro Histórico de Évora - Portugal


5€ Comemorativos ao Centro Histórico de Évora

No prosseguimento da série dedicada ao património mundial classificado pela UNESCO em Portugal, é cunhada uma moeda alusiva ao «Centro Histórico de Évora».

Évora é uma das mais belas - e uma das mais antigas - cidades da Península Ibérica. Com um passado que recua ao período neolítico, é com a sua reconquista e refundação pelos Romanos, no século II a.C., que a cidade começa a ganhar o rosto com que hoje a reconhecemos, como urbe única no mundo.
Ocupada, depois, sucessivamente por Visigodos e Árabes, será com a conquista cristã, por Geraldo o Sem Pavor, em 1165, que Évora será integrada no então recém fundado Reino de Portugal.
Desde então, a cidade foi residência de cortes e participante de primeiro plano em episódios decisivos da história de Portugal.
É nessa condição, a que se acrescenta a de ter sido um dos principais centros de irradiação cultural do país ao longo de vários séculos,...por onde hoje se ergue mais de meia centena de monumentos nacionais.
O Centro Histórico de Évora, com o seu denso conjunto monumental, foi reconhecido pela UNESCO, em 25 de Novembro de 1986, como Património da Humanidade.

A cidade-museu de Évora tem raízes que remontam ao tempo do Império Romano. A cidade ainda conserva, em grande parte no seu núcleo central, vestígios de diversas civilizações e culturas: Celtas, Romanos, Árabes, Judeus e Cristãos influenciaram a cultura eborense. Atingiu a sua época dourada no século XV, quando se tornou residência dos reis de Portugal. A qualidade arquitectónica e artística do casario branco ou decorado com azulejos e varandas de ferro forjado, datadas dos séculos XVI a XVIII, é única. Os monumentos da cidade tiveram também profunda influência na arquitectura portuguesa no Brasil.

O Centro Histórico de Évora, formado por ruas estreitas e travessas, pátios e largos, tem uma área de 107 hectares e é claramente demarcado pelas muralhas medievais, com extensão de mais de 3 km.

No lado sul da antiga Cerca encontra-se a Praça do Giraldo, da qual divergem as vias principais em estrutura radial.
------------------------------------Características-----------------------------
Autor: Eloísa Byrne
Valor Facial: 5 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Prata 500/1000;
Diâmetro: 30mm
Peso: 14 g.
Limite de Emissão: 300 000 moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000;
Diâmetro: 30mm
Peso: 14 g
Limite de Emissão: 10 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia numerado

Decreto Lei

------------------------------
Bibliografia
Numismatas.com
Banco de Portugal
Wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons