sexta-feira, 6 de agosto de 2010

10€ - Sé do Porto - Portugal


10€ Comemorativos à Sé do Porto

A VI Série Internacional Ibero-Americana é subordinada ao tema Arquitectura e Monumentos pelo que e dando continuidade aos compromissos internacionais assumidos entre Portugal, Espanha e diversos países do continente americano, procede-se à cunhagem de uma moeda de colecção alusiva à «Sé do Porto».

A Sé do Porto, construída a partir do séc. XII, é da idade de Portugal. O aspecto de igreja-fortaleza que a caracteriza relembra-nos o seu papel na reconquista cristã, que deu origem ao País. As séries Ibero-americanas são uma iniciativa de Portugal, Espanha e vários países latino-americanos.
Através delas, estes países celebram, desde 1992, sob a forma de cunhagem de moeda de colecção comemorativa, temas que põem em evidência a sua matriz histórica e cultural comum. Foi a riqueza histórica e artística da Sé do Porto, conferindo-lhe um valor de símbolo da nação, que levou a Imprensa Nacional - Casa da moeda a escolhê-la como motivo da moeda de colecção comemorativa a integrar a VI Série Ibero-americana, este ano dedicada ao tema «Arquitectura e Monumentos».

--------------------------------------Características---------------------------------------
Autor: Vítor Nogueira da Silva
Valor facial: 10 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Prata 500/1000
Diâmetro: 40mm
Limite de Emissão: 300 000 Moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000
Diâmetro: 40mm
Peso: 27gr
Limite de Emissão: 20.000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia

Decreto Lei

----------------------
Bibliografia
Numismatas.com
Banco de Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons