quarta-feira, 11 de agosto de 2010

10€ - 20 Anos adesão ás comunidades europeias - Portugal

10€ Comemorativos aos 20 Anos da adesão portuguesa às comunidades europeias

Em 2006, comemorou-se o 20º Aniversário da Adesão de Portugal às Comunidades Europeias, justificando-se assinalar a efeméride com a emissão de uma moeda de colecção, tendo em consideração a importância de tal acontecimento na história recente de Portugal.

A adesão fez-se em conjunto com Espanha. Irmãos desavindos, séculos de costas voltadas, um profundo desconhecimento de parte a parte, os dois países ibéricos iniciaram igualmente, no simbolismo da simultânea entrada na CE, um caminho em direcção um do outro, do conhecimento mútuo.

Vinte anos depois, celebrar é preciso. O momento não parece ser o ideal, pois a União Europeia conhece uma crise de contornos imprecisos mas indubitavelmente grave. E contudo, talvez seja esta a ocasião perfeita: comemorar vinte anos de pertença, mas com espírito crítico; aproveitar as dúvidas para fazer um balanço com olhos no futuro.

Foram duas décadas que, para Portugal, representaram um dos mais relevantes saltos em frente da sua História multissecular: na economia como na cultura, social como politicamente, o país modernizou-se, lançou estruturas e equipamentos fundamentais ao desenvolvimento, adaptou-se aos novos tempos, estabilizou.


No deve e haver deste período, os portugueses têm oportunidade de compreender melhor a realidade a que passaram a pertencer em 1986. Um bloco económico e comercial de dimensões extraordinárias. Uma realidade política ímpar na História da Humanidade. Um desafio difícil, uma aposta a longo prazo baseada em valores como a liberdade mas também no desenvolvimento equilibrado; na igualdade dos factores, económicos como humanos; um jogo de soma positiva, em que todos ganham porque todos são parceiros e em conjunto buscam o maior denominador comum.

----------------------------------Características--------------------------------------
Autor: José Cândido
Valor Facial: 10 Euro

Acabamento normal
Metal: Prata 500/1000;
Diâmetro: 40mm
Peso: 27 gr
Limite de Emissão: 100 000 Moedas

Acabamento Prata Proof
Metal: Prata 925/1000;
Diâmetro: 40mm
Peso: 27 gr
Limite de Emissão: 12 000 Moedas
Embalagem: Estojo com certificado de garantia numerado

Decreto Lei
--------------------------
Bibliografia
Numismatas.com
Parleurop.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons