domingo, 4 de julho de 2010

2€ - Centenário República Portuguesa - Portugal

2€ Comemorativos ao Centenário da República Portuguesa - 05/10/1910

A moeda comemora o 100.º aniversário do fim da monarquia constitucional do Rei D. Manuel II e a instituição da República Portuguesa no seguimento da revolução de 5 de Outubro de 1910.

Assim, num confronto cheio de indecisões, desencontros e hesitações em ambos os lados, se pôs termo ao regime monárquico parlamentar em Portugal, um evento por alguns historiadores considerado como o primeiro sinal do desmoronar da tradicional ordem Europeia, que viria a soçobrar completamente alguns anos mais tarde com o desfecho da Primeira Guerra Mundial. A República que emergiu desta revolução pouco mais anos duraria depois dessa derrocada, minada pelas características que originalmente lhe permitiram a sua rápida propagação pela opinião pública e que agora se revelavam como defeitos: o anticlericalismo militante e a falta de um programa social e sindical viraram contra ela ao mesmo tempo os sectores mais conservadores e os mais radicais: a panaceia messiânica não resolveu os problemas e mostrou ser ainda mais instável do que a monarquia nos seus últimos anos.

Embora ao desgaste, inércia e incompetência dos partidos tradicionais caiba grande parte da culpa pelo desgaste da monarquia, o Partido Republicano estava lá para bloquear, sempre se recusando a colaborar ao mesmo tempo que sabotava o regime por dentro, acabando por derrubá-lo pela força. Inversamente, e apesar das incursões monárquicas, foi a república que acabou por se derrubar a si mesma.

-------------------------------------Características--------------------------------------
Limite de Emissão
2.000.000 Moedas Latão/cuproníquel
20.000 Moedas Latão/cuproníquel – BNC
15.000 Moedas Latão/cuproníquel – Proof

Características Técnicas
Valor Facial : 2 Euro
Diâmetro : 25,75 mm
Peso : 8,5 g em cuproníquel
Bordo : serrilhado com inscrição

Embalagem: Proof e BNC – carteira ilustrada
Autor: José Cândido e Luc Luycx

Decreto Lei
-----------------------------
Bibliografia
Banco Central Europeu
Wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons