domingo, 30 de maio de 2010

2,5€ - Terreiro do Paço

Moeda comemorativa de 2,5€ Terreiro do Paço, Lisboa 2010

Dando continuidade à série “Europa”, um projecto envolvendo vários países europeus, a que Portugal se associou é emitida uma moeda alusiva ao Terreiro do Paço, praça emblemática do património arquitectónico da cidade de Lisboa. O anverso da moeda é preenchido pela representação de um dos arcos que circundam a praça. No reverso e, em perspectiva, figura uma representação do Terreiro do Paço.

A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m².

No terramoto de 1755, onde hoje se encontram os edifícios que constituem o Terreiro do Paço, existia o Palácio Real, em cuja biblioteca estavam guardados 70 mil volumes e centenas de obras de arte, incluindo pinturas de Ticiano, Rubens e Correggio. Tudo foi destruído. O precioso Arquivo Real com documentos relativos à exploração oceânica, entre os quais, por exemplo numerosas cartas do achamento do Brasil e outros documentos antigos também foram perdidos.

A 1 de Fevereiro de 1908, o rei D. Carlos e seu filho Luís Filipe foram assassinados quando passavam na praça.

No dia 25 de Abril de 1974, a praça assistiu à Revolta do Movimento das Forças Armadas, que derrubou o governo de Marcello Caetano e o Estado Novo, numa revolução sem derrame de sangue.

No dia 11 de Maio de 2010, o Papa Bento XVI, na sua visita pastoral a Portugal, celebrou uma missa na praça, tendo o altar sido colocado no Cais das Colunas.

------------------------------------ Características -----------------------------

75.000 Moedas em cuproníquel
11.000 Moedas em Prata Proof 925/1000
2 500 moedas em Au 999/1000%o

Características Técnicas
Valor Facial 2,5 Euro
Diâmetro 28 mm
Peso 10g em cuproníquel
12g em prata 925/1000
15,55g em ouro 999/1000
Bordo serrilhado
Moedas em Prata Proof e Au embaladas em estojo de madeira com certificado de garantia numerado

Decreto Lei

----------------------------
Bibliografia
Wikipedia.org
Banco de Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons