terça-feira, 27 de abril de 2010

2,5€ - Mundial 2010 Africa do Sul


2,5€ Campeonato do Mundo - África do Sul

De forma a assinalar a realização do Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul, cujos efeitos se estendem para além das fronteiras do território nacional, considera-se pertinente a cunhagem de uma moeda alusiva ao tema.
A moeda apresenta no anverso a simulação de um mapa evidenciando o ambiente festivo, o escudo nacional, o valor facial e no canto superior a legenda “Portugal”. No reverso, é representado o mapa de África, de onde se destacam a multidão, os jogadores, uma bola e o símbolo oficial do campeonato. É ainda visível a legenda “Mundial da FIFA – África do Sul 2010”.

A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rugby e o críquete.

A África do Sul praticamente não tem nenhuma tradição em futebol, em 2002 participou no Mundial da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa num grupo em que participavam as selecções da Espanha, da Eslovênia e do Paraguai, e participou também da Copa de 1998, na França.

Uma delegação da FIFA completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vários aspectos técnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o país.

Em meados de 2008, em virtude dos atrasos nos preparativos com a possibilidade da África do Sul não terminar a tempo as obras necessárias, especulou-se sobre a troca da sede do Mundial. Foram cogitadas a Alemanha que possuía toda a estrutura montada para a Copa do Mundo 2006, além da Espanha e Austrália.

Uma greve foi iniciada pelos operários sul-africanos no dia 8 de Julho de 2009. Obras nos estádios, rodovias, ferrovias, aeroportos e hospitais chegaram a ser interrompidas. Os operários pediam 15% de aumento salarial. Os atrasos, que já eram evidentes ficaram mais complicados com a greve. Porém, os estádios ficaram prontos até o inicio da competição.

--------------------------------------- Características -------------------------------


Limite de Emissão
120.000 Moedas cuproníquel
12.500 Moedas prata Proof

Características Técnicas
Valor Facial : 2,5 Euro
Diâmetro : 28 mm
Peso :10 g em cuproníquel
12 g em prata 925‰
Bordo :serrilhado
Embalagem
Proof – estojo de madeira com certificado de garantia
Autor: Carlos Marques

Decreto Lei

---------------------------------
Bibliografia
Wikipedia.org
Banco de Portugal
Plano Numismático

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons