terça-feira, 6 de abril de 2010

5€ Escutismo

5€ Comemorativos aos 100 anos do Escutismo Mundial

Descrição:
Em 29 de Julho de 1907, duas dezenas de rapazes chegaram a Brownsea Island, para o que seria, a partir de 1 de Agosto, o primeiro Acampamento de Escuteiros da história.
Baden-Powell liderava o grupo, numa iniciativa que visava reunir jovens de todas as classes sociais em ambiente de conví­vio, onde teriam oportunidade de desenvolver uma série de iniciativas lúdicas visando a educação pelo trabalho em equipa, a autodisciplina, a capacidade de pensamento autónomo e a formação nos nobres valores do cavalheirismo.
Hoje, cem anos depois, são 28 milhões de escuteiros, homens e mulheres, rapazes e raparigas, de todas as classes sociais, credos e raças, que prosseguem essa aventura formativa.



Quando em 1901, Baden-Powell regressou da África do Sul, descobriu, para grande espanto seu, que um livro escrito por ele destinado ao exército "Aids to Scouting" (Auxiliar do Explorador), estava a ser utilizado como livro de estudo em diversas escolas de rapazes, com tal sucesso, que B-P viu nisso um chamamento especial.
Compreendeu que tinha uma excelente ocasião para ajudar os rapazes a tornarem-se em jovens fortes. B-P viu os benefícios que um jovem pode obter da vida ao ar livre e em contacto com a natureza, Baden­Powell procurou afastar o rapaz da vida comodista do cidade e atraí-lo para uma vida ao ar livre, no campo, habituando-o também a contar consigo para vencer.
Lenta e cuidadosamente, B-P foi desenvolvendo a ideia do Escutismo. Para ter a certeza de que daria resultado, organizou, no Verão de 1907, um acampamento na Ilha de Brownsea (no Canal Inglês), para o qual levou consigo um grupo de vinte rapazes. Foi o primeiro acampamento escutista de todos os tempos. Esta acampamento foi um êxito. Os rapazes foram divididos em quatro patrulhas: a patrulha Corvo, a Lobo, a Maçarico e a Touro.
Em 1908, B­P publica um versão do "Aids to scouting", especialmente dedicada aos jovens, com o nome: "Scouting for boys", ou Escutismo para rapazes. Logo começaram a aparecer em Inglaterra grupos, ou patrulhas, de escuteiros. Aos poucos e poucos esses grupos foram surgindo noutros países.
Actualmente existem mais de vinte milhões de escuteiros. Desde a fundação do escutismo já terão pertencido aos escuteiros mais de duzentos e cinquenta milhões de pessoas... O movimento escutista nunca parou de crescer desde a sua fundação.

-------------------------------------- Características -----------------------------

Escultor: João Calviño
Série: Moeda - Datas Históricas
Data de Lançamento: Agosto de 2007
Valor Facial: 5
Metal: Prata 500/1000
Acabamento: Normal
Diâmetro: 30,00 mm
Limite de Emissão: 70000
Peso: 14 g

Decreto Lei

------------------------
Bibliografia
Escuteiros
Banco de Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons