quinta-feira, 8 de abril de 2010

5€ - Convento de Cristo


5€ Comemorativos ao Convento de Cristo em Tomar.

Descrição
O Convento de Cristo nasceu a partir do Castelo da Ordem dos Templários, cujo início de construção remonta a 1160.
O seu objectivo era apoiar estrategicamente a expansão cristã para sul, tendo sido, nessa condição, um marco essencial na constituição do Reino de Portugal, ao mesmo tempo que acolhia a Ordem do Templo.
...o Convento de Cristo em Tomar foi reconhecido pela UNESCO, em 9 de Dezembro de 1983, como Património da Humanidade.

O Convento de Cristo , histórico monumento na cidade de Tomar (freguesia de S.Joao Baptista), classificado pela UNESCO como Património Mundial, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais, o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede. Sob Infante D. Henrique o Navegador, Mestre da ordem desde 1418, foram construídos claustros entre a Charola e a fortaleza dos Templários, mas as maiores modificações verificam-se no reinado de D. João III (1521-1557). Arquitectos como João de Castilho e Diogo de Arruda procuraram exprimir o poder da Ordem construindo a igreja e os claustros com ricos floreados manuelinos que atingiram o máximo esplendor na janela da fachada ocidental.

Trata-se de uma construção periurbana, implantada no alto de uma elevação sobranceira à planície onde se estende a cidade. Está circundado pelas muralhas do Castelo de Tomar e pela mata da cerca.

Actualmente é um espaço cultural e turístico. A arquitectura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, maneiristas e barrocos.


------------------------------------Características-----------------------------------
Autor: José Cândido
Valor Facial: 5 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Prata 500/1000;
Diâmetro: 30mm
Peso: 14 g
Limite de Emissão: 300 000 Moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000;
Diâmetro: 30mm
Peso: 14 g
Limite de Emissão: 10 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia numerado

Decreto Lei

--------------------------------------
Bibliografia
Banco de Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons