quinta-feira, 8 de abril de 2010

2,5€ - Torre de Belém


2,5€ Comemorativo à Torre de Belém, pertencente à Unesco.

Descrição

D. João II traçou um plano inovador e eficaz para proteger Lisboa e a sua barra. Esta defesa tripartida era constituída por um baluarte em Cascais, a fortaleza de S. João da Caparica e a Torre de Belém. Coube a D. Manuel II, em 1514, a tarefa de a mandar construir nomeando o arquitecto Francisco de Arruda Mestre do Baluarte de Belém. A estrutura ficou concluída em 1520 e a decoração ostenta a simbologia própria do Manuelino. Actualmente a Torre de Belém é um referente cultural, um símbolo da especificidade do país que passa pelo diálogo privilegiado com outras culturas e civilizações. Em 1983, foi inscrita, pela UNESCO, na lista de Património Cultural de Toda a Humanidade.

A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.

O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte.

O monumento reflete influências islâmicas e orientais, que caracterizam o estilo manuelino e marca o fim da tradição medieval das torres de menagem, ensaiando um dos primeiros baluartes para artilharia no país.

Parte da sua beleza reside na decoração exterior, adornada com cordas e nós esculpidas em pedra, galerias abertas, torres de vigia no estilo mourisco e ameias em forma de escudos decoradas com esferas armilares, a cruz da Ordem de Cristo e elementos naturalistas, como um rinoceronte, alusivos às navegações.

A sua estrutura compõe-se de dois elementos principais: a torre e o baluarte.

A torre quadrangular, de tradição medieval, eleva-se em cinco pavimentos acima do baluarte que são:

  • Primeiro pavimento - Sala do Governador
  • Segundo pavimento - Sala dos Reis, com tecto elíptico
  • Terceiro pavimento - Sala de Audiências
  • Quarto pavimento - Capela
  • Quinto pavimento - Terraço da torre
-----------------------------------------Características----------------------------------

Autor: José João de Brito
Valor Facial: 2,5 Euro
Série: Série Património Mundial

Acabamento: Normal
Metal: Cuproníquel
Diâmetro: 28mm
Peso: 10 g
Limite de Emissão: 100 000 moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000
Diâmetro: 28 mm
Peso: 12 g
Limite de Emissão: 5 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia

Decreto Lei

--------------------------------
Bibliografia
Wikipedia.org
Banco de Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons