terça-feira, 6 de abril de 2010

2,5€ - O Fado - Portugal


2,5€ Comemorativos ao FADO


Descrição:
Apresenta numa das faces a figura de Amália Rodrigues, ícone por si só símbolo do Fado, numa postura que lhe era característica, na outra face realça-se a guitarra portuguesa, elemento essencial do Fado.

Na primeira metade do século XX, já em Portugal, o fado foi adquirindo grande riqueza melódica e complexidade rítmica, tornando-se mais literário e mais artístico. Os versos populares são substituídos por versos elaborados e começam a ouvir-se as décimas, as quintilhas, as sextilhas, os alexandrinos e os decassílabos.
Durante as décadas de 30 e 40, o cinema, o teatro e a rádio vão projectar esta canção para o grande público, tornando-a de alguma forma mais comercial. A figura do fadista nasce como artista. Esta foi a época de ouro do fado onde os tocadores, cantadores saem das vielas e recantos escondidos para brilharem nos palcos do teatro, nas luzes do cinema, para serem ouvidos na rádio ou em discos.
Surgem então as Casas de Fado e com elas o lançamento do artista de fado profissional. Para se poder cantar nestas Casas era necessário carteira profissional e um repertório visado pela Comissão de Censura, bem como, um estilo próprio e boa aparência. As casas proporcionavam também um ambiente de convívio e o aparecimento de letristas, compositores e intérpretes.
Já em meados do século XIX o fado iniciou sua conquista pelo mundo, tornando-se muito famoso também fora de Portugal.
Os artistas que cantam o fado trajavam de negro. É no silêncio da noite, com o mistério que a envolve, que se deve ouvir, com uma "alma que sabe escutar", esta canção, que nos fala de sentimentos profundos da alma portuguesa. É este o fado que faz chorar as guitarras…
O fadista canta o sofrimento, a saudade de tempos passados, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a desgraça, a sina e o destino, a dor, amor e ciúme, a noite, as sombras, os amores, a cidade, as misérias da vida, critica a sociedade…

---------------------------------------Caracteristicas------------------------------

Autor: Vítor Santos
Valor Facial: 2,5 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Cuproníquel 75/25
Diâmetro: 28mm
Peso: 10 gr
Limite de Emissão: 150 000 moedas
Bordo: Serrilhado

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000
Diâmetro: 28 mm
Peso: 12 gr
Limite de Emissão: 20 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia

Decreto Lei
----------------------------------------
Bibliografia
numismatas.com
wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons