quinta-feira, 8 de abril de 2010

2.5€ - Mosteiro dos Jerónimos

2,5€ Comemorativo dos Mosteiros dos Jerónimos

Descrição

O Mosteiro dos Jerónimos é habitualmente apontado como a "jóia" do estilo Manuelino. Este estilo, exclusivamente português, integra elementos arquitectónicos do Gótico final e do Renascimento, associados a uma simbologia régia cristológica e naturalista, que o torna único e digno de admiração. A sua construção iniciou-se em 1501e os trabalhos estenderam-se por quase um século. Foi declarado Monumento Nacional em 1907 e em 1983 a UNESCO inscreveu-o como "Património Cultural de toda a Humanidade.

Encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, junto ao rio em Santa Maria de Belém, em 1502 é iniciada a obra com vários arquitectos e construtores, entre eles Diogo Boitaca e João de Castilho que substitui o primeiro em 1516/17. No reinado de D. João III foi acrescentado o coro alto.

Deriva o nome de ter sido entregue à Ordem de São Jerónimo, nele estabelecida até 1834. Sobreviveu ao sismo de 1755 mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.

Inclui, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa.

Após 1834, com a expulsão das Ordens Religiosas, o templo dos Jerónimos foi destinado a Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Belém.

Numa extensão construída em 1850 está localizado o Museu Nacional de Arqueologia. O Museu de Marinha situa-se na ala oeste.

----------------------------------------- Características --------------------------------------

Autor: Isabel Carriço e Fernando Branco
Valor Facial: 2,5 Euro
Série: Série Património Mundial

Acabamento: Normal
Metal: Cuproníquel
Diâmetro: 28mm
Peso: 10 g
Limite de Emissão: 100 000 moedas

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000
Diâmetro: 28 mm
Peso: 12 g
Limite de Emissão: 5 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia

Decreto Lei

--------------------------------
Bibliografia
wikipedia.org
dre.pt
Banco de Portugal

1 comentários:

stamps_coin_banknote of Nepal disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons