2,5€ Comemorativos aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Descrição:
Com um carácter único na história da humanidade, os Jogos Olímpicos representam a busca de ideais de paz, esperança e inclusão.Na sua 29ª edição, a decorrer em Pequim, na China, torcemos para que todos os atletas da Missão em Portugal tenham uma presença bem sucedida.O desportivismo é o valor mais elevado que devemos preservar.
A principal praça desportiva dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foi o Estádio Nacional de Pequim, também chamado de "Ninho de Pássaro" por causa das estruturas expostas de ferro e aço, que se cruzam e entrelaçam, semelhantes às de um ninho.
A sua construção começou em 2 de dezembro de 2003. O Estádio Olímpico de Guangdong foi originalmente planeado, construído e inaugurado em 2001 para os jogos olímpicos de 2008, mas foi tomada uma decisão de construir um novo estádio em Pequim. Os oficiais de governo propuseram uma competição a muitos arquitetos de todo o mundo. Uma empresa Suíça, Herzog & de Meuron Architekten AG, colaborou com o Grupo de Pesquisa e Design Arquitetural da China para vencer a competição.
O Estádio Nacional de Pequim tem capacidade para quase 90 000 pessoas sentadas. Originalmente o estádio teria um teto retrátil, mas a idéia foi abandonada em 2004 por razões financeiras e de segurança. O Estádio Nacional de Pequim recebeu as cerimônias de abertura e encerramentos dos Jogos, além dos eventos de atletismo e a final de futebol masculino.
------------------------------Caracteristicas------------------------------
Autor: José Teixeira
Valor Facial: 2,5 Euro
Acabamento: Normal
Metal: Cuproníquel 75/25
Diâmetro: 28mm
Peso: 10 gr
Limite de Emissão: 487 500 moedas
Bordo: Serrilhado
Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000;
Diâmetro: 28mm
Peso: 12 gr
Limite de Emissão: 12 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia
Decreto Lei
-------------------------------
Bibliografia
numismatas.com
wikipedia.com
terça-feira, 6 de abril de 2010
2,5€ - Jogos Olímpicos Pequim - Portugal


0 comentários:
Enviar um comentário