terça-feira, 6 de abril de 2010

2,5€ - Alto Douro Vinhateiro - Portugal

2,5€ Comemorativos ao Alto Douro Vinhateiro

Descrição:
O rio e a sequência de montanhas marcadas com os socalcos característicos das terras da região do «Alto Douro Vinhateiro» e ainda o logo do Património Mundial da Unesco, são os motivos evidentes do reverso da moeda.
No anverso, ainda um elemento que é ao mesmo tempo uma sugestão do curso do rio Douro e ou uma cepa de onde pendem duas folhas de videira, enquadram outros elementos obrigatórios, como são o Escudo da República e o valor facial da moeda.

A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares
Esta região, que é banhada pelo Rio Douro e faz parte do chamado Douro Vinhateiro, produz vinho há mais de 2000 anos, entre os quais, o mundialmente célebre vinho do Porto.
A longa tradição de viticultura produziu uma paisagem cultural de beleza excepcional que reflecte a sua evolução tecnológica, social e económica.


--------------------------------------Caracteristicas--------------------------------
Autor: Armando Alves
Valor Facial: 2,5 Euro

Acabamento: Normal
Metal: Cuproníquel 75/25
Diâmetro: 28mm
Peso: 10 gr
Limite de Emissão: 80 000 moedas
Série: Património Mundial

Acabamento: Prata Proof
Metal: Prata 925/1000
Diâmetro: 28 mm
Peso: 12 gr
Limite de Emissão: 5 000 Moedas
Embalagem: Estojo de madeira com certificado de garantia

----------------------------------
Bibliografia
numismatas.com
wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons