terça-feira, 6 de abril de 2010

2€ - Schleswig-Holstein - Alemanha

2€ Comemorativos a Schleswig-Holstein

No centro da moeda figura uma representação da “Holstentor”, a porta emblemática da cidade de Lübeck, e, por baixo dela, a expressão “Schleswig-Holstein”, o primeiro dos 16 estados federais da Alemanha a ser objecto de comemoração numa moeda de euro. As iniciais “HH” do gravador são exibidas à direita da imagem e, à esquerda, a insígnia da casa da moeda, representada pelas letras “A”, “D”, “F”, “G” ou “J”, dependendo da casa da moeda. Na coroa circular externa figuram o ano de cunhagem, 2006, as 12 estrelas da União Europeia e a expressão “Bundesrepublik Deutschland”.

O Schleswig-Holstein é um dos 16 estados federais (Länder) da Alemanha, o mais setentrional do país. Sua capital é Kiel; Lübeck, outrora um poderoso membro da Liga Hanseática é também outra importante cidade deste Estado. Seus limites são a Dinamarca a norte, o Mar Báltico a leste, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental a sudeste, a Baixa Saxônia a sul e sudoeste (com Hamburgo entre os dois Estados) e o Mar do Norte a oeste.
O Schleswig e o Holstein constituíram dois ducados autónomos sob a tutela do rei da Dinamarca até 1864, ano em que a Prússia e a Áustria coligadas os conquistaram e repartiram entre si (V. Guerra dos Ducados). Pouco tempo depois, a Prússia declarou também guerra à Áustria (Guerra Austro-prussiana) e anexou o território remanescente, ficando os dois ducados integrados na Confederação da Alemanha do Norte até 1871, altura em que esta foi substituída pelo Império Alemão, entretanto proclamado.
Após a Primeira Guerra Mundial, na qual a Alemanha saiu derrotada, e a subsequente assinatura, em 1919, do Tratado de Versalhes, o Schleswig do Norte, parte da província do Schleswig ocupada majoritariamente por populações de língua dinamarquesa, foi cedido à Dinamarca após um plebiscito, permanecendo o restante território (onde o resultado do referendo foi a permanência na Alemanha) como parte do Estado germânico.

---------------------------------------Emissão-------------------------------------
Emissão/Quantidade:
- Normal: 30 120 000 moedas
(A - 6 000 000; D - 6 300 000; F - 7 260 000; G - 4 260 000; J - 6 300 000)
--------------------------------
Bibliografia
Banco Central Europeu
Wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons