segunda-feira, 5 de abril de 2010

2€ - 2º Jogos Lusofonia

2€ Comemorativos aos 2ºs jogos da Lusofonia que decorreram em Portugal.

A moeda foi emitida para assinalar os segundos jogos realizados entre os países de expressão portuguesa e apresenta a figura de um ginasta a lançar uma fita. O escudo de Portugal e a designação do país emissor (PORTUGAL) surgem na parte superior do núcleo. Na parte inferior, encontra-se a legenda “2.os JOGOS DA LUSOFONIA LISBOA”, com as iniciais da casa da moeda (INCM) à esquerda e o nome do artista (J. AURÉLIO) à direita. O ano de emissão (2009) é exibido acima do ginasta. As 12 estrelas da União Europeia são apresentadas em torno da coroa circular externa, num fundo de linhas concêntricas.

"Unidos pelo desporto", este é o lema da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), que foi fundada em 8 de Junho de 2004, com objectivo de integrar o mundo lusófono pelo desporto e já oficialmente reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional.

O português é o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 2007, da Guiné Equatorial. Actualmente, é a quarta língua materna mais falada do mundo, com cerca de 260 milhões de falantes nativos, estando quase 5 milhões deles espalhados por outros países do mundo (principalmente EUA, Canadá, França, Reino Unido, entre outros).

Membros associados da ACOLOP, Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka, países onde o português não é a língua oficial, foram convidados a participar dos Jogos da Lusofonia. A influência do Império Português sobre os continentes africanos e asiáticos, durante a Era dos Descobrimentos, explica a perpetuação de variações da língua portuguesa em algumas regiões dessas três nações.

São membros fundadores da ACOLOP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (RAE da República Popular da China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e, como membros associados, Guiné Equatorial, Índia (Goa) e Sri Lanka.

A criação desta entidade vem tornar realidade um sonho antigo das nações envolvidas - os Jogos da Lusofonia - seguindo os exemplos dos Jogos da Comunidade Britânica (Jogos da Commonwealth) e Jogos da Francofonia (Jogos Francófonos).

A próxima edição destes jogos realizara-se na Índia em 2013 e seguidamente no Brasil em 2017, logo após o campeonato do mundo de futebol, que também será realizado pelo Brasil desta vez em 2014.


----------------------------------------- Emissão ------------------------------------
- Normal: 1 250 000 moedas

--------------------------------
Bibliografia
wikipedia.org
numismatas.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons