terça-feira, 6 de abril de 2010

2€ - 200 Aniversário do Nascimento Louis Braille - Itália

2€ Comemorativos aos 200 Anos do Nascimento de Louis Braille

Descrição: A moeda exibe uma mão que pratica a leitura táctil num livro aberto. Acima do dedo indicador, que aponta para a inscrição vertical “LOUIS BRAILLE 1809-2009”, figuram duas aves, como símbolo da liberdade do conhecimento. À direita, por cima da mão, vê-se o monograma da República Italiana (RI) e, por baixo, a marca da casa da moeda (R). O nome de Braille no alfabeto por ele inventado encontra-se escrito por baixo do livro. Na parte inferior do núcleo da moeda, figuram as iniciais da artista Maria Carmela Colaneri (MCC). As 12 estrelas da União Europeia são apresentadas na coroa circular externa.

Louis Braille perdeu a visão aos três anos em consequência de um acidente.

Apesar disso, tornou-se um excelente organista e violoncelista. Com uma bolsa de estudos, conseguiu ingressar no Instituto Nacional para Jovens Cegos (1819), em Paris tornando-se aos dezoito anos, professor deste instituto.

Em 1829, Braille publicou o seu novo método de escrita e leitura que tornou-o mundialmente famoso.

As suas investigações basearam-se no «Sistema Haüy», que permitia a leitura através das letras em relevo.

Dado que este sistema permitia apenas a leitura mas não a escrita, Braille adaptou e aperfeiçoou um sistema de escrita inventado pelo capitão Charles Barbier de la Serre, para transmissões nocturnas em campanha. Baseava-se em pontos em relevo, agrupados de 12 em 12 formando 36 combinações.
Braille reduziu para 6 os pontos de cada grupo e conseguiu 63 combinações.

O sistema Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres indicam-se por pontos em relevo e que o cego distingue por meio do tacto.

A partir dos seis pontos salientes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais.

Em 1837, foi publicada uma nova versão deste sistema onde foi incluído os caracteres para as notas musicais e os sinais algébricos.

Braille morreu de tuberculose, em 1852, ano em que o seu método foi oficialmente adoptado na Europa e América.

---------------------------------------Emissão-----------------------------------
- Normal: 2 milhões de moedas
---------------------------
Bibliografia
Banco Central Europeu
pititi.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons