terça-feira, 6 de abril de 2010

2€ - Hamburgo - Alemanha

2€ Comemorativos a Hamburgo - Alemanha

A moeda exibe a igreja barroca de St. Michaelis, popularmente conhecida como "Michel", que, tal como a inscrição abaixo da imagem indica, é um dos símbolos da cidade e estado federado de Hamburgo. Na coroa circular externa figuram o ano de emissão (2008), as 12 estrelas da União Europeia e a expressão "BUNDESREPUBLIK DEUTSCHLAND". A insígnia da casa da moeda é exibida à direita na parte de cima do núcleo da moeda.

Hamburgo tem importantes exemplos de arquitetura em prédios de variados estilos. Há apenas uns poucos arranha-céus. Igrejas como a de São Nicolau, o mais alto edifício do século XIX, são importantes marcos. No horizonte de Hamburgo vislumbram-se as cúpulas das principais igrejas (Hauptkirchen) (São Miguel, São Pedro, São Tiago e Santa Catarina) cobertas por grandes telhados de cobre.

Os muitos canais de Hamburgo são cruzados por mais de 2500 pontes, mais do que Amsterdão e Veneza somadas. Hamburgo tem mais pontes em seu perímetro urbano que qualquer outra cidade no mundo. As pontes Köhlbrandbrücke, Freihafen Elbbrücken e Lombardsbrücke são importantes vias de tráfego. O norte e o sul da cidade também são conectados por túneis, destacando-se o túnel sobre o Elba construído em 1911 (hoje um ponto turístico) e o túnel sobre o Elba de 1975, que é parte da via expressa Bundesautobahn 7.

A prefeitura é um edifício neo-renascentista ricamente decorado e concluído em 1896. Com sua torre de 112 metros de altura, é o mais alto edifício-sede de prefeitura da Europa. Em sua fachada há imagens dos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico, pois Hamburgo, como Cidade Livre Imperial, esteve sob a soberania dos mesmos. O edifício Chilehaus, de 1922 tem a forma de um navio transatlântico, e foi desenhado pelo arquiteto Fritz Höger.

----------------------------------------Emissão------------------------------------
Normal:
30 000 000 moedas
(A - 1 000 000; D - 8 900 000; F - 9 600 000; G - 4 200 000; J - 6 300 000)
------------------------
Bibliografia
Banco Central Europeu
Wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons