terça-feira, 6 de abril de 2010

2€ - Palácio Grão-Ducal - Luxemburgo

2€ Comemorativos ao Pálacio Grão-Ducal

A moeda apresenta uma efígie do Grão-Duque Henrique sobreposta a uma imagem do Palácio Grão-Ducal. O ano de cunhagem (2007) é exibido à esquerda com a marca do gravador acima e a insígnia da casa da moeda abaixo. A palavra “LËTZEBUERG” encontra-se inscrita na parte inferior do desenho.
Na coroa circular externa da moeda figuram as 12 estrelas da União Europeia.


O palácio foi construído como a Câmara Municipal entre 1572 e 1574, por Adam Roberti, em estilo renascentista espanhol. Foi renovado em 1728, sofrendo uma ampliação em 1741, antes de se tornar a sede da prefeitura do departamento de Forêts, em 1795, durante a administração francesa do Luxemburgo.
Em 1817, o palácio tornou-se a residência do chamado Governador, o representante dos grão-duques holandeses. Assim, foi usado pelo príncipe Henrique dos Países Baixos, filho do rei Guilherme II, enquanto exerceu o posto de tenente-representativo do Luxemburgo. Os interiores foram renovados em 1883, para a visita do grão-duque Guilherme III e de sua segunda esposa, Ema de Waldeck e Pyrmont.
Com a ascensão da Casa de Nassau-Weilburg em 1890, o palácio foi reservado exclusivamente para o grão-duque e para a sua família. Sob o governo do grão-duque Adolfo, foi renovado de modo abrangente e ganhou uma nova ala, contendo quartos para a família e acomodações para convidados. Os responsáveis pelo projeto foram o arquiteto belga Gédéon Bordiau e o arquiteto luxemburguês Charles Arendt.
Durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial, o Palácio Grão-ducal foi usado como estalagem e salão de concerto pelos nazistas. Nesse período muitas mobílias e obras de arte do palácio foram destruídas. Com o fim da guerra, em 1945, e o regresso da grã-duquesa Carlota (Charlotte), o palácio tornou-se novamente a sede da corte.
Sob a supervisão de Carlota, o palácio foi redecorado durante a década de 1960. Entre 1991 e 1996 foi completamente restaurado. O interior, que não se encontra aberto ao público, tem sido regularmente renovado para ficar compatível com os padrões modernos de conforto.

-------------------------------------Emissão-------------------------------------
Normal: 1 025 000 moedas
---------------------------
Bibliografia
Banco Central Europeu
Wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons