terça-feira, 6 de abril de 2010

2€ - União Económica Belgo-Luxemburguesa

2€ Comemorativos à União Económica Belgo-Luxemburguesa

As efígies do Grão-Duque Henri do Luxemburgo e do Rei Albert II da Bélgica são apresentadas de perfil (da esquerda para a direita) no centro do desenho, por cima do ano de emissão “2005”. As iniciais do gravador, "LL", surgem na parte inferior à direita. As duas efígies e a data encontram-se rodeadas pelas doze estrelas da UE e pelos monogramas do Grão-Duque Henri, à esquerda, e do Rei Albert II, à direita. Cada um dos dois símbolos da casa da moeda é apresentado entre duas estrelas, na parte inferior da moeda.

O tratado de União Económica Belgo-Luxemburguesa (UEBL) foi assinado em 1921 para uma duração de 50 anos. As relações económicas e monetárias da Bélgica]] e do Grande Ducado de Luxemburgo desenvolveram-se neste marco. Entre 1944 e 2002 (introdução do euro) o franco belga e o franco luxemburgués tinham a mesma paridade. Vencido em 1972, a Convenção inicial tem sido prorrogada por dez anos em 1982 e em 1992.

----------------------------------------Emissão----------------------------------
- Normal: 5 977 000 moedas
- BNC: 20 mil moedas
- Proof: 3 mil moedas
----------------------------
Bibliografia
wikipedia.org

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons