segunda-feira, 5 de abril de 2010

2€ - 50 Anos Tratado Austriaco

2€ Comemorativo aos 50 Anos do Tratado Austríaco

O centro da moeda exibe uma reprodução das assinaturas e chancelas constantes do Tratado relativo ao Estado austríaco, assinado em Maio de 1955 pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e pelos embaixadores da União Soviética, Reino Unido, EUA e França, bem como pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco, Leopold Figl. A inscrição «50 JAHRE STAATSVERTRAG» é apresentada por cima das chancelas e o ano de emissão, 2005, figura por baixo. As barras verticais em pano de fundo representam as cores nacionais da Áustria (vermelho-branco-vermelho). A parte externa da moeda exibe as doze estrelas da UE.

No Tratado de Estado, assinado em 15 de maio de 1955, os Aliados comprometeram-se a retirar todas as tropas do território austríaco e devolver os bens confiscados. Entre outras coisas, a Áustria desistiu de uma aproximação económica com a Alemanha e prometeu defender os direitos das minorias eslovena e croata.No dia 26 de outubro de 1955, então, o Conselho Nacional aprovou em Viena a Constituição da Áustria, selando o compromisso de neutralidade do país, que mais tarde ingressaria na ONU e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

---------------------------------------Emissão--------------------------------------
Emissão/Quantidade:
- Normal: 6 880 000 moedas
----------------------------------
Bibliografia
dw-world.de

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes Powered by Blogger | DSW printable coupons